Dicas para concurseiros de como organizar a rotina de estudos, método infalível.


Sei que existe todo tipo de concurseiro, de diferentes idades e que têm necessidades diferentes.  Tem gente que não trabalha e só estuda para concursos, alguns trabalham e estudam para concursos, uns só fazem faculdade e estudam para concursos, já outros, não raro, fazem os três. Então, você tem que ver em qual categoria você se encaixa para poder tá organizando a sua rotina.






  Planejamento
É fundamental o planejamento, você mesmo que tenha o dia todo não vai sair por aí estudando tudo que ver pela frente, correto? Por isso, é crucial ler o edital do concurso que você vai fazer, “ah, mas ainda não saiu o edital” ora, estude pelo edital do concurso anterior.


Examine o conteúdo programático

Vou ensinar o passo a passo

Vou fazer um concurso fictício aqui

Concurso Tudo Information


Veja também:

COMO PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS EM 2015 


 Conteúdo programático


LÍNGUA PORTUGUESA, RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, CULTURA ORGANIZACIONAL e TÉCNICAS DE VENDAS.


LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Pontuação. Emprego das classes de palavras. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Construção frasal. Emprego de conectores. Compreensão de textos. TOTAL DE PONTOS  20, TOTAL DE QUESTÕES 10


Obs.: conteúdo de português é sempre recorrente, se mudar, são alguns detalhes


RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estatística descritiva; distribuição de probabilidade discreta. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Taxas de Retorno TOTAL DE PONTOS  30, TOTAL DE QUESTÕES 15

CULTURA ORGANIZACIONAL: Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. TOTAL DE PONTOS  40, TOTAL DE QUESTÕES 20

TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade TOTAL DE PONTOS  10, TOTAL DE QUESTÕES 5

Quem é concurseiro sabe que um dos fatores cruciais para ser aprovado em um concurso 
público é a divisão do tempo, e para isso vou ensinar aqui um método para você dividir o seu tempo da melhor forma possível.

Como vou dividir o meu tempo?

  • ·        Por afinidade pela matéria

  • ·        Por grau de conhecimento da matéria

  • ·        Pelo número de questões ou pelo peso das questões

Nesse caso é pelo número de questões, por afinidade pela matéria, por grau de conhecimento da matéria. Não será pelo peso da questão porque cada questão tem o mesmo peso que é 2 pontos.


Voltando a eles: 


Número de Questões

Como cultura organizacional tem 20 questões e vale 40 pontos ela é o carro chefe para se sair bem no concurso, é 40% da prova. Logo, eu devo usar 40% do meu tempo de estudo para estuda-la.


Grau de Conhecimento da Matéria

De repente você já estudou cultura organizacional para um concurso anterior e não faz muito tempo. O conhecimento ainda está fresquinho na sua mente. Neste caso, avalie a situação e veja se é realmente necessário gastar 40% do seu tempo de estudo com essa matéria.

Agora, se você viu que tem raciocínio logico-matemático no meio (o terror de muita gente e que acaba com muitos concurseiros) e você é horrível nisso. Aí vale a pena investir mais tempo nessa matéria. 


Afinidade com a matéria

A maioria das pessoas têm mais afinidade com português, pois é a língua que falamos, não poderia ser diferente. Não é mesmo? É a matéria mais gabaritada nos concursos públicos. Se você é bom em português, melhor para você, não vai precisar se empenhar muito nela sobrando tempo para investir nas que você mais precisa. DICA: não deixe de estudar português só porque você é bom nele, você precisa revisar para não esquecer. Quem não sabe erra, e quem sabe, também erra.



Aconselho a todos os concurseiros a terem uma planilha no Excel para organizar o seu tempo com base nas dicas acima

Pedro vai fazer o Concurso Tudo Information

Com base nas dicas acima Pedro fez o planejamento dele, um grande concurseiro, bastante conhecido meio, chama isso de “Planejamento a Prova de Bala”.

Pedro só tem 4h por dia disponível para estudar de segunda a sábado e domingo têm o dia todo.

Pedro só tem 30 dias para estudar antes da prova, ele fui no calendário e percebeu que terá 4 domingos antes da prova.

Dia de domingo Pedro estudará 8 horas

4 domingos vezes 8h= 32h

26 dias vezes 4h= 104h

Total= 136 horas, é o tempo que Pedro usará na sua preparação

Ele decidiu usar o critério Número de Questões combinado com os outros.

Ele fez assim: 35% p/ cultura, 35% p/ rml, 15% p/português e 15% e 15% p/ Técnicas de Vendas do seu tempo de estudo.

35% de 136h= 47 horas

Pedro estudará cultura 47horas, RML também 47 horas e estudará 21h português e 21h técnicas de vendas.

Pronto, Pedro já sabe o que vai estudar agora ele vai fazer uma planilha do Excel dividindo seu tempo entre as matérias e os dias.

47 horas de cultura organizacional dividido para 4h que é o número de horas que estudará por dia é igual a 11. Então dos 30 ele usará 11 dias para estudar cultura e usará 11 pra estudar rml.

Obs.: esses dias não devem ser seguidos, tem que ser alternados. Porque ajudará a fixar o conhecimento melhor.

Sobraram 8 dias só para português e técnicas de vendas, 4 dias da semana e 4 domingos que valem por 8 da semana pois ele estudará 8 horas no domingo. Então o total de 12 horas para português e técnicas de venda 6 horas para cada.

Veja a imagem abaixo. 



















































































Modelo  Plano de Estudos













dias
MATERIAS
4h/ dia
dia
quinta
1
cultura  4 horas

ok
01/04/2015
sexta
2
RML 4 horas

ok
02/04/2015
sabado
3
português 4 horas

ok
03/04/2015
domingo
4
TEC. VENDAS 4 horas
Cult. 4 horas
ok
04/04/2015
segunda
5
RML 4 horas

ok
05/04/2015
terça
6
português 4 horas

ok
06/04/2015
quarta
7
TEC. VENDAS 4 horas

ok
07/04/2015
quinta
8
cultura  4 horas

ok
08/04/2015
sexta
9
Continua

ok
09/04/2015
sabado
10
Continua

ok
10/04/2015
domingo
11
Continua

ok
11/04/2015
segunda
12
Continua

ok
12/04/2015
terça
13
Continua

ok
13/04/2015
quarta
14
Continua

ok
14/04/2015



Este é apenas um modelo que eu fiz no Excel para você tirar por base.


Por que eu aconselho você a fazer isso?


Porque assim, você já saberá o que vai estudar e não vai perder tempo pensando no que vai estudar. ATENÇÃO: Resolva muitas questões, faça simulados fique fera que a vaga vai ser sua. 30 dias estudando 4 horas apenas é muito pouco, só foi um exemplo. O ideal é começar estudar antes da publicação do edital, e se você puder estudar 8 horas por dia, estude.

Treine o tempo da prova, para não ficar questão sem resolver, por uma questão muitos candidatos perdem a vaga. Ah, se o ar-condicionado estiver gelando muito peça para um fiscal diminuir o volume, para não atrapalhar sua coordenação motora.

Se gostou do post, curti, compartilha e se inscreve para receber as novidades sobre concursos e outros assuntos.


Anterior Proxima Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...