Prouni veja como Funciona


 
Para você que vai fazer o Enem esse ano ou você que você que irar se inscrever no ProUni do meio do ano. Vou falar um pouco a respeito de como funciona,  o ProUni (Programa Universidade Para Todos) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de incluir
jovens de baixa em universidades privadas.

 Quem pode participar?
O ProUni tem regras para os candidatos que desejam se inscreverem, para poder se inscrever no ProUni:

 É preciso que o aluno tenha feito o Enem no ano anterior. Então você que vai se inscrever agora em junho no ProUni é necessário que você tenha feito o Enem o ano  passado e você que vai se inscrever no ProUni ano que vem  você precisa fazer o Enem. 

Para concorrer a bolsa integral o candidato não pode ter renda superior a um e meio salários  mínimos por pessoa na residência, já para concorrer a bolsa parcial renda bruta de até 3 salarios minimos por pessoa na residência.

Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter cursado o ensino médio em escola como Bolsista Integral. 

Outro critério para poder se inscrever é que o candidato não pode ter zerado na redação e não pode tirar nota no geral inferior a 450 pontos.

Dicas de Como Se Inscrever
Fique atento a nota de Corte, a nota de corte aumenta a partir do primeiro dia da inscrição. No primeiro dia ainda não divulgada a nota de corte, no segundo dia é divulgada com base nos candidatos que se inscreveram no dia anterior, no terceiro dia é divulgada uma nova nota. 
O candidato deve prestar atenção. Vou apresentar uma situação hipotética: Se você tirou 700 pontos no Enem digamos, aí você quer fazer direito na universidade tal. Aí você ver  a nota de corte terça-feira e ela está em 690 pra direito aí na quarta tá 698, você percebeu que subiu 8 pontos, logo a tendência é que suba o mesmo tanto para o outro dia (não é regra). Aí na quinta subiu 8 pontos mesmo, como previsto, aí você não passou na primeira chamada, pois a nota de corte foi maior do que a sua nota Enem. Depois tem a segunda chamada que caso você não passe na segunda opção de curso você poderá passar na segunda chamada da primeira opção de curso.



Vou explicar, o ProUni tem duas opções de curso. Você pode escolher dois cursos diferentes e cidades,estados diferentes ou não você escolhe. Só precisa ficar atento a nota de corte para ver se vai ser compatível, já explique como funciona a nota de corte acima. Além disso o ProUni tem 1ª e 2ª chamada, caso você não passe na primeira poderá passar na segunda chamada. É só escolher com inteligência, se a sua nota é 750 e a nota de corte de arquitetura é 700 e a de medicina 800, escolha arquitetura porque você não irá passar em medicina. Outra coisa importante é o local, pode ser que São Paulo a nota de corte de medicina seja 850, já Mato Grosso pode ser 700, varia muito.

Veja Como Funciona o Sisu
Dicas essenciais para se dá bem no Enem
Tutorial de como fazer uma redação nota 1000
Como passar em concursos públicos


Anterior Proxima Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...